quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Humor negro


            De humor negro, todos temos um pouco. A minha avó, completamente lúcida e activa até há relativamente pouco tempo, teve um pequeno derrame cerebral há uns meses e está agora com um discurso confuso e por vezes sem nexo. Há dias em que vemos melhorias e outros em que parece ter estagnado ou piorado mas não teve qualquer sequela física e continua cheia de energia! 

             Hoje e amanhã vai estar cá em casa e eu fiquei cá para ajudar. Tem-se vindo a arranjar soluções para ela ter o maior apoio possível, já que os filhos trabalham e hoje ao jantar conversávamos com ela sobre a possibilidade de ir para um centro de dia, onde poderia estar com outras pessoas e fazer uma série de actividades ao longo do dia, que são difíceis de por em prática em casa. Apesar do discurso ser confuso, é notório que sabe o que quer e o que não quer. (NOTA: Tudo que a minha avó disse foi sempre com um tom muito sério!)
- Oh avó, então não tens saudades de estar com pessoas da tua idade, de pintares os teus quadros e fazeres os teus bordados?
- Nem por isso.
- Não? Então mas tu gostavas tanto, estavas habituada a fazer tantas coisas...
- Pois era, mas desabituei-me! Antes acordava muito cedo para fazer essas coisas e agora acordo mais tarde.
- Então mas se alguém te chamar, tu levantas-te mais cedo!
- Sim, levanto...
- Oh avó, tu não foste uma altura àquele centro de dia estar com a senhora X, filha de XYZ?
- Fui....
- Não gostaste de estar com ela?
- Não gostei, ela está muito diferente, não consigo falar com ela... Fala assim (e imita-a a falar com a boca assim virada para o lado!) Foi uma gargalhada porque não esperávamos que se apercebesse assim das sequelas de alguém... (e continua) Mas o marido está pior... Eles estão à espera que ele avance...
- Avance, avó?
- Sim, que avance, que passe para o outro lado!

 Voltamo-nos a rir sem conseguirmos aguentar. Ainda que possa parecer mórbido, para nós foi um sinal de lucidez e clareza tão inesperado que dito com aquele seriedade só nos fez rir! Aiai....


2 comentários:

  1. Ninguem bate a mãe do meu tio com Alzehimer: Está o marido a dizer-lhe que o meu tio é filho dela ao k ela responde: "oquê? Este é meu filho? ahahahahahahah, olha me este, agora vai me dizer que é meu marido!!!" xD É muito mau, mas tem piada!

    ResponderEliminar