quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O "Recém-licenciado"/The "Fresh Graduate"



Quando acabei o curso, dizia muitas vezes que era desempregada em tom de brincadeira. A parte cómica não residia no facto de eu na verdade ter um trabalho, mas sim na ilusão que todos me criavam de que eu não era desempregada – era recém-licenciada. Um estatuto que, apesar de levar à mesma consequência (ausência de compromissos, ocupação e rendimentos), tem muito mais glamour e nos faz sentir a nós e a quem está à nossa volta muito mais confiantes na liberdade de escolhas e portas abertas que essa fase nos traz. O problema é que a linha que separa os dois conceitos me parece muito ténue e até hoje não encontrei uma separação temporal, ou seja, nada que indique quando é que deixamos de ser os glamorosos recém-licenciados e passamos a ser os repelentes desempregados.
Ainda assim, tive a sorte de transitar de recém-licenciada para empregada, pelo que continuo sem saber quando aceitaria descer a escada hierárquica. Quem tiver as respostas, por favor que se pronuncie!


Once I graduated from college, I started making jokes about being unemployed now. The funny part about my joked didn´t lie in the fact that I actually had a job but in the illusion that everyone tried to input that I wasn´t unemployed – I was a fresh graduate. A status that, in spite of leading to the same consequences (lack of a job, commitments and income) has a lot more glamour and makes us and the ones around us feel  much more confident in the freedom of choices and open doors that this phase can bring us. The problem is that the line separating the two concepts seems very subtle to me and I still haven´t found a time line assessing when we stop being the glamorous fresh graduates and start being the repelling unemployed.
Even though, I was lucky enough to transit from fresh graduate to employed, reason why I remain not knowing when I would accept to climb down the hierarchical step. Whoever has the answers, feel free to share!

1 comentário:

  1. A diferença entre o esperançoso "recém-licenciado (sem emprego)" e o fatídico "desempregado" é de 6 meses. Tempo suficiente para dizer "estou a estudar o mercado", "estou a fazer melhorias", "estou a fazer uma pós-graduação" ou simplesmente "ando a encontrar-me" sem que te torçam o nariz ;)

    ResponderEliminar