sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A “Glamourização” da Crise/ The Crisis "Glamourization"


           Para quem acha que os portugueses são pessimistas, aqui vai a minha contestação. Na minha opinião, temos até uma grande capacidade, não em ver o lado positivo, mas sim em ver o lado glamoroso da situação (vejamos o tópico do recém-licenciado). Somos especialistas em conotações.
Desde que enfrentamos esta crise económica, assisti a mudanças de vida nos mais variados aspectos. Com a perda de poder económico, verificaram-se mudanças ao nível do consumismo. Não em volume, porque somos vaidosos, mas sim em estratégia. Assim, os portugueses (ou na maioria dos casos, as portuguesas) encontraram uma oportunidade de poupança ao adquirir roupa e acessórios em 2ª mão em lojas ou mercados. Contudo, ninguém ouve falar nisto. Porquê? Porque não comprarmos artigos em 2ª mão – compramos artigos vintage e o vintage é “trendy”, tem estilo e é “retro”. Outra alteração foi a nível do sector alimentar – como poupar? Voltar a investir na agricultura permite cultivar alguns produtos com facilidade e com grande redução de custos. Conhecem alguém que se tenha tornado agricultor? Não, porque ele construiu ou integrou uma horta biológica. Contudo, se estes cortes não forem necessários, é necessário aumentar a fonte de rendimento e uma das opções passa pela emigração mas, mais uma vez, não tenho nenhum amigo emigrante porque emigrar tem uma conotação negativa - é foleiro e não tem pinta. Quem sai do país não é emigrante, vive fora e é quase um estatuto.
            Conseguem continuar a negar que temos uma capacidade de adaptação formidável?



To those of you who think that portuguese are pessimistic, here comes my contestation. In my opinion, we have a great capacity, not in seeing the bright side, but in seeing the glamorous side. We specialize in conotation.
Since we began dealing with this economic crisis, I´ve assisted to changes in our lives across many areas.
With the loss of some economic power, there have been changes in consumption. Not in volume, because we are vain, but in strategy. Thereby, we´ve found an opportunity to save money by buying second-hand articles in stores or markets. No one hears about this. Why is that? Because we do not buy second-hand clothes, we buy vintage and vintage is trendy, stylish and retro. Another alteration occured in the food area. How could we save? Investing in agriculture allows us to cultivate some products easily and with great cost reduction. Do you know any one that has become a farmer? You don´t because that person has built a biological orchard. If even after this adjustments, there´s still not enough money, the income has to be enlarged and one of the options on the table is emigration but, once again, I have not a single friend who´s an emigrant because that has a bad connotation – it´s tacky and has no flare. Those who leave the country, live abroad and that´s almost a luxury status.
Can you still deny our amazing way of adapting?

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