quarta-feira, 17 de abril de 2013

Inexplicável Poder


Ricardo Araújo Pereira.
Bruno Nogueira.
John Stewart.
Oprah Winfrey.

         São nomes que me lembro rapidamente assim que penso em entretenimento. São pessoas que podem sentar-se numa cadeira, ler os seus sketches, receber convidados ilustres de várias áreas - política, cinema, teatro, ou ainda apresentadores, cantores ou celebridades.

               Ellen DeGeneres, conhecem? É uma apresentadora americana, com um programa do género talk show, tal como a Oprah Winfrey, mas com um género mais jovem, descontraído e humorístico. Hoje passava durante a hora de almoço e quem foi a convidada? Michelle Obama, nada mais, nada menos que a primeira-dama americana. Parei para pensar. Qual é a chave do sucesso? Como é que alguém consegue criar um programa de banalidades e ter esse tipo de feedback? É a primeira dama dos Estados Unidos! Foi ao programa, deixou de lado o seu look clássico com o seu típico vestido de manga curta e escolheu uma roupa descontraída para agradar à Ellen, comentando "até trouxe os meus ténis". Fez flexões lado a lado com a apresentadora! Mais ainda, semanas antes, o seu marido, presidente dos Estados Unidos, esteve lá a fazer palermices também, para agradar à Ellen e ao público.

               Isto fascina-me. Sempre gostei de fazer a minha piada, de fazer um comentário mais irónico. Acredito que era perfeitamente capaz de fazer o papel que a Ellen faz, não me parece nada difícil. Falo no seu papel como apresentadora - não tenho qualquer preparação para  produzir um programa nem os conhecimentos para levar lá os convidados, mas se isso não for de sua competência, parece-me que conseguia assumir o seu papel. Parece-me até que escreveria aqueles diálogos sem problema! Serei eu que tenho uma autoconfiança desajustada e não compreendo o que implica estar no seu lugar? Ou efectivamente existe um inexplicável poder do povo americano em conseguir atingir fórmulas de sucesso a partir de qualidades mundanas? O que é que acham?


[Deixo-vos aqui um excerto do programa!]






1 comentário:

  1. Chamam aos EUA terra das oportunidades por algum motivo. Basta estares no local certo à hora certa que tens a formula secreta para o sucesso.

    Num país tão grande e com tanta diversidade cultural é normal que haja alguma facilidade em vingar nalguma coisa.

    Parece-me que ela tem tanta % de audiências como o nosso querido Marcelo na TVI. A diferença é que a % lá é sinónimo de muitos milhões enquanto que cá são alguns milhares.

    Desta forma, mesmo não sendo um sucesso estrondoso (e a Ellen não o é, porque há muita gente que não a suporta nos EUA) é um formato de programa que dá muito dinheiro mesmo que não tenha audiências como outros programas ou séries.

    ResponderEliminar