quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ser madura ou não ser - essa é a questão

 
 
               Recentemente cheguei à conclusão que sabemos que gostamos muito de alguém:
 
- Quando os seus problemas se transformam nos nossos problemas;
- Quando tentamos encontrar soluções (não solicitadas) para esses problemas;
- Quando temos um nó na barriga quando alguma coisa lhes corre mal;
- Quando nos sentimos impotentes porque percebemos que na verdade a única coisa que podemos fazer quando estão em baixo é estar disponíveis, ouvi-los se quiserem ser ouvidos, tornar a nossa presença na maior distracção que possam ter e aceitar que se quiserem fazer asneiras não os podemos impedir e só podemos lá estar para aparar os danos.
 
             Cresci com um grupo de amigas ao meu lado que se mantém até aos dias de hoje. Como é natural, uma relação com 17 anos de idade já sofreu muitas transformações e a mais recente foi a da maturidade. Isto é, percebemos que interferir na vida de uma amiga ao ponto de lhe dizer o que deve fazer não está certo e que no final do dia, ela vai ter tomar as suas decisões, sejam acertadas ou não, e nós só podemos aceitá-las. Parece lógico? Há uns anos atrás não parecia e hoje ainda não está claro. Tenho um conflito interior - quero o melhor para as pessoas de quem gosto e, como tal, quero protegê-las de tudo o que as possa fazer sofrer, mas ao mesmo tempo impôr a minha opinião não deu frutos até agora nem vai dar porque no final, os sentimentos não são os meus e as decisões também não são as minhas. Ao mesmo tempo, sinto que uma verdadeira amiga estaria disposta a sacrificar a simpatia da amiga em prole da sua felicidade e que iria arranjar uma forma de a fazer ver, de uma vez por todas, como podia ser mais feliz (esta será, com certeza, a parte de mim que adora as personagens manipuladoras de variadas séries e filmes que conseguem sempre levar a sua avante através de uma série de esquemas engenhosos.)
 
          Qual será o limite entre a amizade e a intromissão? Estarei realmente a amadurecer? Ou estarei simplesmente a desistir? Ou ainda, será amadurecer um sinónimo de desistir e passar a aceitar o rumo das coisas com um olhar mais conformista? Respostas precisam-se!

5 comentários:

  1. Estás a desistir, porque percebeste que os conselhos não surtiam efeitos. Também já passei por isso. Além disso, às vezes parece que o fruto proibido é o único apetecido, por isso algumas amigas vão fazer sempre o contrário do que deviam. Só te resta ouvir e esperar pelo final e depois apoiar, sem moralismos. ;)

    ResponderEliminar
  2. Talvez fiques mais tolerante e calma... pode ser isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmmm tolerante acho que sempre fui, acho que estou só a aprender a respeitar o espaço que não é meu!

      Eliminar
  3. :)

    No que me toca, por favor, se eu estiver fora de mim, podes intrometer-te!! lol (Tremenda falda de maturidade da minha parte!)

    D*

    ResponderEliminar